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CONTABILIDADE ANALÍTICA
DE GESTÃO
À medida que aumenta a complexidade das empresas, maior é a necessidade que os empresários têm de informações atempadas que permitam auxiliar a tomada de decisões para fazer face à concorrência, aumentar os resultados e lançar novos produtos no mercado a preços competitivos. Isto implica que todos os aspectos da gestão estejam devidamente organizados, programados e controlados, com vista a facultarem o conhecimento profundo da empresa em tempo oportuno.
A Contabilidade Analítica de Gestão permite determinar o montante de vendas, os custos correspondentes e o lucro/prejuízo, por ramos de actividade, produtos, serviços, clientes ou outros elementos normais e extraordinários.
Principais Vantagens
> Não está sujeita a qualquer constrangimento de forma e está organizada em função das necessidades específicas de cada empresa;
> Utiliza as informações da Contabilidade Geral e dos documentos que lhe servem de base;
> Deve estar organizada de forma a colocar em relevo responsabilidades;
> Permite conhecer os custos das diferentes funções desenvolvidas pela empresa.

CONTABILIDADE ANALÍTICA DE GESTÃO

À medida que aumenta a complexidade das empresas, maior é a necessidade que os empresários têm de informações atempadas que permitam auxiliar a tomada de decisões para fazer face à concorrência, aumentar os resultados e lançar novos produtos no mercado a preços competitivos. Isto implica que todos os aspectos da gestão estejam devidamente organizados, programados e controlados, com vista a facultarem o conhecimento profundo da empresa em tempo oportuno.
A Contabilidade Analítica de Gestão permite determinar o montante de vendas, os custos correspondentes e o lucro/prejuízo, por ramos de actividade, produtos, serviços, clientes ou outros elementos normais e extraordinários.
Principais Vantagens
> Não está sujeita a qualquer constrangimento de forma e está organizada em função das necessidades específicas de cada empresa;
> Utiliza as informações da Contabilidade Geral e dos documentos que lhe servem de base;
> Deve estar organizada de forma a colocar em relevo responsabilidades;
Principais Objectivos
> Medida e análise de custos e proveitos;
> Explicar os Resultados, comparando os custos dos produtos (bens e serviços) com os seus correspondentes preços de venda;
> Estabelecer previsões de despesas e receitas correntes – Orçamentos;
> Constatar a sua realização e explicar os desvios resultantes (Controlo de custos e orçamentos).
Principais Objectivos
> Medida e análise de custos e proveitos;
> Explicar os Resultados, comparando os custos dos produtos (bens e serviços) com os seus correspondentes preços de venda;
> Estabelecer previsões de despesas e receitas correntes – Orçamentos;
> Constatar a sua realização e explicar os desvios resultantes (Controlo de custos e orçamentos).
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