Antes de uma empresa se lançar na execução de qualquer projecto novo é recomendável que se proceda a um estudo de viabilidade económica e financeira. Esta é também uma ferramenta indispensável para diversas situações relacionadas com Aquisição, Avaliação, Alienação ou Fusão de negócios.

Os Estudos de Viabilidade Económica e Financeira têm como principal objectivo a avaliação do valor e redução do risco associado à incerteza sobre o retorno dos investimentos a efectuar. A realização deste tipo de estudos é particularmente necessária sempre que os montantes envolvidos ou o grau de importância para o futuro da empresa é elevado.

Além de constituírem uma importante ferramenta de avaliação dos investimentos, estes estudos são exigidos em diversas situações tais como a apresentação de candidaturas a apoios/subsídios estatais e comunitários e no licenciamento da actividade em alguns sectores. Por outro lado, constituem uma forma eficaz de apoio à obtenção e negociação de condições de crédito junto das instituições bancárias..