A PROGEST perfila-se como consultora de excelência, sendo certificada pelo IAPMEI para a realização de Diagnósticos de Benchmarking e Excelência Empresarial.

A prática do benchmarking consiste na pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial ênfase naqueles cujo impacto, no desempenho, permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.

No benchmarking a avaliação e comparação não representam um fim em si, mas um meio para apoiar o processo de melhoria; constituindo-se como uma forma de aprendizagem, dado que a procura de melhores práticas implica uma análise cuidada das diversas formas de implementação dos processos, das metodologias de trabalho e dos diferentes arranjos organizacionais.

O exercício termina com a análise de resultados, a definição de recomendações e a sua implementação. Devemos ainda realçar um aspecto crítico no processo de benchmarking – a ética. As actuais práticas de benchmarking regem-se por princípios próprios, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.

O Benchmarking tem associado um conjunto de vantagens para as empresas, nomeadamente:

  • Introduzir novos conceitos de avaliação
  • Melhorar o conhecimento da própria organização
  • Identificar áreas que devem ser objecto de melhorias
  • Estabelecer objectivos viáveis e realistas
  • Criar critério de prioridade no planeamento
  • Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado
  • Aprender com os melhores.