Há empresas que falam de inovação. Outras fazem-na acontecer.
Foi com o apoio da Progest que a Água do Fastio, SA viu aprovada a sua candidatura ao programa de Inovação Produtiva do Portugal 2030, com a taxa máxima de cofinanciamento (40%) prevista e um apoio financeiro não reembolsável de 1.914.608,00 €.
Este projeto, com custo total de 4.786.520,00 €, visa reforçar a posição competitiva da empresa na cadeia de valor, através do aumento da capacidade produtiva, da modernização tecnológica com base nos princípios da Indústria 4.0 e da implementação de soluções sustentáveis.
Esta abordagem estratégica permitirá à Água do Fastio enfrentar com solidez os desafios de um mercado em constante transformação, mantendo uma resposta eficiente e flexível às necessidades dos seus clientes.
A intervenção abrangeu a modernização das quatro linhas de produção existentes, possibilitando:
- O aumento da capacidade instalada
- A introdução de novos formatos e especificidades nos produtos atuais, com melhorias significativas ao nível da funcionalidade, design e embalagem
- A criação de novos produtos
Está também prevista a criação de uma nova linha de enchimento de garrafas totalmente automatizada, com integração de sensores inteligentes, robótica avançada e sistemas digitais, assegurando um nível elevado de automação, conectividade e eficiência energética.
Paralelamente, serão implementados novos métodos logísticos e soluções digitais integradas com os sistemas produtivos e comerciais da empresa, o que permitirá uma gestão mais ágil da cadeia de valor, redução de erros operacionais e maior capacidade de resposta ao mercado.
Deste modo, o projeto representa uma mudança estrutural na forma como a Água do Fastio produz e distribui os seus produtos, transformando-se numa unidade mais inteligente, eficiente e conectada.
Conheça o Apoio à Inovação Produtiva:
O Aviso Inovação Produtiva apresenta uma taxa de financiamento até 50% a fundo perdido para apoiar o crescimento de PME dos setores da indústria e do turismo.
Este incentivo visa reforçar a competitividade das empresas portuguesas promovendo:
- O aumento das capacidades produtivas das empresas
- O desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis
- A qualificação, a digitalização e a internacionalização dos modelos de negócio e a modernização tecnológica
Principais despesas elegíveis:
- Obras de construção, remodelação e readaptação de infraestruturas
- Máquinas e equipamentos produtivos
- Energias renováveis e eficiência energética e hídrica
- Equipamentos informáticos e software
- Aquisição de direitos e patentes
- Entre outras
Em suma, o Apoio à Inovação Produtiva, possibilita a elaboração de projetos que, de outra forma, poderiam ser adiados ou comprometidos por limitações orçamentais nas PME.
A Progest orgulha-se de ter contribuído de forma decisiva para a aprovação deste investimento transformador, que combina inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e impacto económico positivo. Este caso representa um exemplo claro de como os incentivos públicos, quando bem enquadrados, podem acelerar a modernização industrial e a competitividade empresarial em Portugal.
Quer saber mais informações?
Fale connosco e consulte a nossa Ficha de Projeto.