Transformação e Transição Digital – Contabilidade e Fiscalidade
A Transformação e a Transição Digital estão há já algum tempo na ordem do dia e contribuem, na grande maioria das vezes, para uma grande otimização de processos e, consequente e positivamente para a Transição Climática.
Neste sentido e no seguimento da política de inovação e de criação de valor da empresa, a Progest disponibiliza um serviço totalmente digital, substituindo todos os documentos em papel por uma plataforma digital, onde o cliente coloca todos os seus documentos, de uma forma mais simples, mais rápida, mais segura e essencialmente, muito mais célere, sem qualquer necessidade de deslocação e de entrega de documentos físicos.
Assim, todos os nossos clientes têm acesso a uma plataforma de gestão em nuvem, apresentando assim uma dinâmica de trabalho mais colaborativa, assente em tecnologia inteligente, que disponibiliza informação analítica preditiva e indicadores de gestão de negócio para os empresários, onde podemos enumerar algumas outras vantagens, tais como:
- maior segurança documental e da informação: reduz-se o perigo de perda e acidente no transporte do convencional documento físico, assim como intervenientes no processo
- acesso online e on time a toda a documentação: informação contabilística e de gestão em tempo real
- maior velocidade nos processos, uma vez que não temos de aguardar que os documentos sejam entregues e que a informação é tratada de forma automática
- redução do consumo de recursos: papel, tinta, combustível, tempo, entre outros
- redução de custos: na impressão de documentos, em custos operacionais e nas deslocações efetuadas
- maior qualidade na comunicação entre o consultor e o cliente, melhorando assim o serviço
Além da praticidade que a plataforma oferece, quando os documentos são carregados, estes são lidos automaticamente através de tecnologia avançada de inteligência artificial, o que reduz a probabilidade de erro no tratamento do documento. Desta forma o consultor tem ao seu dispor todas as condições para que possa disponibilizar ao cliente informação de valor acrescentado, precisa e atualizada, o que se materializa na criação de enormes vantagens competitivas para o cliente.
Esta é essencialmente uma solução que nos coloca cada vez mais próximos dos nossos clientes e parceiros, numa dinâmica contínua e online, onde a informação está sempre disponível para todos, de uma forma sistematizada.
Atualmente, por lei, as empresas devem manter o arquivo contabilístico durante 10 anos. Com um arquivo digital, existe uma maior facilidade no controlo e segurança em manter os registos, o que facilita o trabalho do cliente que pode desocupar não só as suas instalações, mas também a sua cabeça com a preocupação e logística de manter um número infinito de capas durante tanto tempo.
É imperial uma transformação digital para acompanhar as tendências do mercado e dar resposta ao que ele exige das empresas. O futuro é agora e chegou o momento de transformar e otimizar os processos da sua empresa, de forma a elevar o seu negócio a outros patamares, aumentando assim a criação de valor e de vantagens competitivas nesta era digital.
Na ótica da sustentabilidade ambiental e do uso eficiente de recursos, a Progest oferece assim um serviço digital, verde e sustentável, reduzindo drasticamente o consumo de recursos e, de forma consequente, a sua emissão de Gases de Efeito de Estufa, assim como a dos seus clientes, indo assim de encontro com os objetivos delineados pelo Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030).
João Silva
Contabilista