Sabe quais os pontos chave para uma boa candidatura aos incentivos do Portugal 2020? Hoje damos-lhe a conhecer o mini manual de boas práticas para candidaturas a incentivos à Inovação e ao Empreendedorismo do IAPMEI.
Para garantir um bom projeto de candidatura, há que ter em conta alguns pontos que além de elevarem a sua candidatura, fomentarão viabilidade ao seu projeto. Como tal, o IAPMEI partilha um Manual de Boas Práticas para Apresentação de Candidaturas que, além de o orientar na realização da sua candidatura, representam quase que uma garantia de que a mesma terá uma resposta positiva. Descubra alguns pontos-chave a ter em conta:- Plano Estratégico: Plano que analisa as vantagens competitivas da empresa, identifica objetivos e opções de investimento, estuda o acréscimento de atividade económica e define estratégias.
- Internacionalização: Factor intrinsecamente importante, já que se questiona a vertente internacional do negócio, devido à possibilidade dos bens e serviços poderem ser transacionáveis ou exportados. Neste ponto, caso haja esta vertente, é definida a forma como tal acontece, bem como para que mercados.
- Inovação: O factor inovador do projeto é também estudado através de uma comparação face ao que já existe nesse mercado.
- Situações Previstas: Investimentos realizados para a concretização do projeto, como a criação de um estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção, etc.
- Viabilidade económico-financeira: Neste ponto são definidos a autonomia financeira da empresa, o financiamento das despesas elegíveis, a rentabilidade financeira gerada pela empresa, etc.