Com 2018 a começar é altura de refletirmos sobre aquilo que queremos corrigir e melhorar nas nossas empresas de forma a atingirmos um bom desempenho nos nossos negócios.

Saber gerir as nossas empresas é uma tarefa complicada, e torna-se mais difícil se não houver uma boa gestão financeira, planeamento e controlo de gestão. Na prática existem muitas empresas com dificuldades financeiras, e na maioria das vezes são causados por problemas de gestão de tesouraria, ou então pela falta de gestão.  

Descubra alguns erros comuns nas nossas empresas que deve evitar em 2018

Desconhecimento sobre a origem dos recebimentos e pagamentos: existem muitas empresas que não conhecem a sua tesouraria e por isso não sabem o quanto recebem e quanto gastam, muito menos sabem que lucro estão a gerar. Preço de venda desajustado: um agravante que coloca em grande risco o lucro da empresa, ocorre na maioria das vezes pela falta de conhecimento dos custos e despesas dos seus produtos ou serviços. Retiradas irrefletidas: pensar que a empresa ser sua lhe dá o direito de retirar dinheiro para fins pessoais sempre que achar necessário é um grande erro e que acontece frequentemente em muitas empresas. Falta de planeamento entre as contas a pagar e as contas a receber: o equilíbrio da tesouraria de uma empresa acontece quando estes dois indicadores trabalham em sintonia, é um erro não fazer a programação devida entre eles. Uma coisa que também acontece frequentemente é efectuar compras para pagamento no mesmo dia dos salários, gerando grande quebra ou mesmo ruptura de liquidez. Ausência de sistemas de informação: grande parte das micro e pequenas empresas são especialistas em apagar incêndios, mas não percebem onde o fogo começou. Organização de documentos: sabe aquela fatura de compra de três dias atrás? Se não souber onde ela se encontra, pode ser sinal de sérios problemas de organização.  

Algumas dicas simples para fazer uma boa gestão financeira

1. Estipule um vencimento fixo e alinhado com a realidade da sua empresa, não procedendo a utilização pessoal da liquidez da sua empresa. 2. Mantenha um controlo permanente das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da empresa 3. Antes de formular o preço de venda, estude, pesquise e peça conselhos para formular um preço adequado ao mercado e que gere lucro. 4. Evite os excessos de compras, e manter os stocks em níveis compatíveis com os volumes de vendas; 5. Evite os desfasamentos de prazos entre os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas; 6. Adopte critérios seguros e adequados para conceder crédito nas vendas, diminuindo as dívidas incobráveis; 7. Fuja sempre que possível de desconto de cheques pré-datados e letras, evitando assim o aumento das despesas financeiras; 8. Faça publicidade, analisando o custo/benefício da mesma para a empresa; 9. Planeie adequadamente, criando sistemas de informação que permitam avaliar, medir, controlar e executar acções que melhorem os resultados, mas não esqueça de realizar um acompanhamento dos processos e resultados. 10. Tenha tudo registado, não importa o meio utilizado, seja através de um sistema informatizado, ou até mesmo em papel. É fundamental ter todos os registos escritos de maneira organizada e, além disso, avaliar os dados, prever os acontecimentos, reduzir riscos e obter melhores resultados.   Assim, é indispensável o planeamento financeiro e execução de uma gestão financeira eficiente para evitar erros que na maioria das vezes colocam em risco a continuidade empresarial. Cabe ao empresário a constante busca de informações para garantir a prática de uma boa gestão financeira e a evolução dos seus negócios. + Info.

Categorias

January 2018
M T W T F S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031